19 jun2012

 

Quem passou pelo Arpoador pela manhã se surpreendeu com a limpeza das praias e do Parque Garota de Ipanema. O Movimento “World Clean Up” esteve na bela paisagem carioca organizando uma ação de limpeza com o intuito de conscientizar os cidadãos da importância do despejo adequado do  lixo.  O mar também recebeu um carinho, desta vez dos remadores de stand up que recolheram detritos desde Copacabana. A OSC deixou por algumas horas os afazeres no escritório de lado para se juntar ao “Let’s Do It” na organização e claro, colocar a mão na massa, recolhendo o lixo.

Presenças ilustres como Oskar Metsavaht (ainda um pouco debilitado devido a um acidente nos esportes) que é Cônsul Honorário da República da Estônia, país onde o movimento nasceu, o Ministro das Relações Exteriores Sr. Flemming Patrick Rickfors, Rainer Nolvak chefe- motivador da WCU e Nina Braga diretora do Instituto-e,principal  apoiador do evento para quem a OSC produziu o recente  Prêmio-e, se juntaram ao número cada vez maior de pessoas que chegavam para ajudar. A Escola Municipal Raul Francisco Ryff marcou presença e temos que bater palmas aos pequenos cidadãos. A Escola fica em Senador Camará, bem distante de Ipanema e mesmo o trânsito e o calor não tiraram o bom humor dos alunos.

 

Na Estônia, país com 1.300,00 milhão de habitantes, que se orgulha de ainda manter 50% de suas florestas preservadas, ação parecida foi perpetrada pelo World Clean Up. Durante 8 meses foi feito um mapeamento das áreas mais debilitadas, ao mesmo tempo que a mídia e Governo entraram de cabeça, fazendo campanha e arregimentando voluntários, sem custo algum. Nada menos que 50 mil pessoas limparam o país inteiros em apenas 5 horas, levando embora todo tipo de lixo.  “Está na hora de pararmos de reclamar, está na hora de pararmos de estar ‘contra alguma coisa’, é hora de estarmos a favor por um bem maior. Quando partimos para ação, ganhamos a consciência que nosso comportamento importa, que somos parte de um coletivo. Ações como a Clean Up the World resgatam o orgulho cívico e é disso que precisamos. Não é mais sobre negociar ou brigar e sim ficarmos juntos” afirmou Rainer Nolvak à OSC news.

 

Nas apresentações houve até lugar para piadas. Pegando o microfone de Metsavaht, o Ministro das Relações Exteriores corrigiu: “Não é que a Estônia seja um país pequeno. É um país compacto!”

Assista ao vídeo da Wold CleanUp 2012!

 

OSC
OSC

Comentários

Deixe um Comentário