30 jul2012

 

Aconteceu neste final de semana, no Rio, uma invasão diferente. Com apoio da OSC, que organizou transporte e doou camisetas, fotógrafos ávidos por imagens marcaram um encontro que os levaria à recém pacificada comunidade do Complexo do Alemão. Antes temida pelos habitantes cariocas e considerada um local dos mais perigosos, no sábado ela serviu de locação para a comunidade @Igers Rio –  usuários do aplicativo Instagram que mantém grupos regionais muito bem organizado no Brasil todo.

Cerca de 40 pessoas literalmente subiram o morro guiados por membros do FotoClube do Alemão. Se a regra é “se divertir e descobrir partes da cidade pouco visitadas”, houve integração total dos moradores com os visitantes, muitos deles de outros estados como São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre. Crianças faziam pose e donas-de-casa foram clicadas em suas funções diárias. As casas de tijolos com seus grafites coloridos  também ganharam novas leituras através dos filtros  e tons disponíveis no aplicativo.O famoso teleférico foi visto de perto e arrancou suspiros de surpresa com sua grandeza imponente. Dali de cima, o pôr do sol, o tema mais clicado e ‘curtido’ do Instagram foi fenomenal e revisto de forma inédita pela ilusória proximidade com o Astro Rei.  Até mesmo policiais que faziam ronda foram parar na hashtag #osc , #instameet .

Fundado originalmente em Madrid no final de 2010, a comunidade de “Igers” rapidamente ganhou seguidores  no mundo todo que, com seus celulares em punho, fazem fotos instantâneas reeditando  com um toque moderno as velhas polaroides. Segundo @kaliquedias (assim mesmo, minúsculo e tudo junto) um dos administradores do grupo do Rio junto com Anna Letícia, hoje são 2234 os seguidores do grupo carioca e cerca de 4.100 no grupo Brasil. Webdesigner de profissão, ele considera o Instagram “um vício” que conquista tantos seguidores por ser uma forma fácil de unir amor à cultura com a fotografia de forma alegre e descontraída.

 

(Julia Ryff- redação OSC)

 

OSC
OSC

Comentários

Deixe um Comentário